Para muitas empresas, manter uma gestão fiscal eficiente pode ser desafiador. Não é à toa que diversas organizações negligenciam essa área e acabam enfrentando sérias dificuldades no dia a dia empresarial.
De acordo com dados do Sebrae, quase metade das empresas fecham suas portas antes de completar cinco anos, sendo que uma das principais causas é uma gestão falha ou inexistente.
Pensando nisso, reunimos 5 dicas práticas para melhorar a gestão fiscal da sua empresa. Continue lendo e prepare-se para implementar mudanças que farão toda a diferença!
Qual a importância de uma gestão fiscal eficiente?
Realizar uma gestão fiscal eficiente é essencial para garantir a saúde financeira da sua empresa e cumprir todas as obrigações legais. Isso inclui administrar recursos de forma adequada, fortalecendo a organização e possibilitando seu crescimento.
Além disso, uma boa gestão fiscal ajuda a reduzir gastos desnecessários, otimizando os resultados e aumentando a lucratividade. Também permite que a empresa esteja preparada para momentos de crise, facilitando o planejamento e a superação de imprevistos.
5 dicas para uma gestão fiscal eficiente
Agora que você entende a importância desse processo, confira 5 dicas para aprimorar a gestão fiscal da sua empresa:
Conheça os modelos de notas fiscais
A primeira dica é que você precisa estar por dentro de quais são os modelos disponíveis de notas fiscais. Os três principais modelos são: Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) e Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).
Cada modelo de nota possui uma regulamentação própria e, além disso, há também legislações específicas que podem modificar as diretrizes de uso, de acordo com o estado ou município.
- Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e): é um comprovante que serve para autenticar a venda de mercadorias em e-commerces ou lojas físicas.
- Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e): essa é a nota utilizada para fazer a documentação das transações comerciais de venda e substituir a emissão do cupom fiscal, muito utilizado no setor de varejo.
- Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e): esta nota é utilizada quando ocorre alguma prestação de serviço, independentemente do tipo, tamanho e regime tributário do seu negócio.
Faça a emissão de notas fiscais automaticamente
Uma maneira eficiente de otimizar sua gestão fiscal é implementar um sistema automatizado de emissão de notas fiscais.
Com esse sistema, os processos burocráticos são eliminados, permitindo que as notas fiscais sejam emitidas de forma rápida e prática. Isso libera tempo valioso para os colaboradores e gestores, que antes precisavam realizar essas tarefas manualmente.
Tenha uma equipe de contabilidade especializada
Contar com uma equipe especializada, como contadores experientes, é essencial para garantir uma gestão fiscal eficiente. Esses profissionais oferecem segurança nos processos, ajudam a solucionar dúvidas e orientam na tomada de decisões estratégicas para a saúde financeira da sua empresa.
Entenda sobre contabilidade e impostos
Outra dica que podemos dar é que você conheça sobre contabilidade e impostos, nem que seja o básico sobre o assunto.
É fundamental buscar conhecimento sobre esses temas, para poder tomar as melhores decisões com embasamento, e maior consciência sobre o que acontece na empresa.
Tenha uma ferramenta ERP
Investir em uma ferramenta ERP é uma dica indispensável para aperfeiçoar a gestão fiscal da sua empresa. Com ela, é possível automatizar processos fiscais e tributários, reduzindo erros e retrabalhos.
Além disso, um ERP contribui para a redução de custos, o aumento da produtividade e a valorização dos seus serviços. Consequentemente, sua empresa se torna mais lucrativa e eficiente.