Aguarde, carregando...

Quais os tipos de documentos fiscais eletrônicos?

LKM Tecnologia - 15/11/2023

Quais os tipos de documentos fiscais eletrônicos?

Os documentos fiscais são uma parte importante do processo de apresentação de declarações fiscais. Por meio delas, se consegue ficar em dia com a Receita Federal, que tem diretrizes muito rígidas e também para alcançar a compliance fiscal dentro da empresa.

Com a transformação digital, as empresas desejam se adaptar às novas tecnologias de automação dos processos. Por isso há muita animação quanto a uma possível simplificação fiscal digital, que promete reduzir mais de 70% do tempo gasto para as obrigatoriedades normativas. Ainda sim, há outras formas de as empresas adotarem um plano para reduzir não só o tempo consumido, mas também gastos desnecessários.

Os documentos fiscais eletrônicos existem desde a década de 1990. Há muitos benefícios em usar esses documentos, como economia de tempo, dinheiro e meio ambiente. Alguns desses benefícios incluem:

  • Economia de papel
  • Redução de erros no processamento de documentos
  • Redução de custos para os contribuintes

Fique neste artigo e conheça os tipos mais comuns de documentos fiscais eletrônicos.

O que são os documentos fiscais eletrônicos?

Os documentos fiscais eletrônicos são versões eletrônicas de formulários em papel. Nos Estados Unidos, eles são gerados pelo IRS e agências estaduais.

Os documentos fiscais eletrônicos são as versões digitais de documentos fiscais em papel. Eles são criados e armazenados eletronicamente, o que significa que você pode baixá-los e imprimi-los para enviar a uma agência governamental.

A nota fiscal eletrônica é um documento importante no Brasil, pois pode ser utilizada para diversos fins. Por exemplo, ele pode ser usado para fazer pagamentos e elaborar demonstrações financeiras.

A razão para isso é que ela substitui a tradicional fatura em papel que deve ser enviada à Receita Federal do Brasil (RFB). A nota fiscal eletrônica, também conhecida como NF-e, pode ser criada e enviada pelo software de contabilidade da empresa ou por um prestador de serviços terceirizado.

A NF-e contém informações sobre os produtos vendidos, a quantidade, o preço e a data de entrega. Por essa razão, as empresas devem armazenar essas informações por pelo menos cinco anos, conforme Lei n° 4.729/65.

A fatura eletrônica é um documento que pode ser emitido por qualquer entidade, em formato eletrónico, para indicar a venda de bens e/ou serviços. É uma fatura que foi emitida eletronicamente. É uma fatura de bens ou serviços adquiridos de uma empresa em formato digital.

Além disso, a fatura eletrônica é um documento gerado pelo vendedor e enviado ao comprador. Contém informações sobre os produtos vendidos, a quantidade, o preço e a data de entrega.

O intuito dos documentos fiscais eletrônicos é resguardar a saúde jurídica da instituição, e para estar em dia com os impostos, como ICMS ou ISS.

Tipos de documentos fiscais eletrônicos do Brasil

O Brasil é conhecido por seu complicado sistema tributário. O governo brasileiro criou uma nota fiscal eletrônica (NF-e) que simplifica o processo de envio de documentos fiscais.

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento com as mesmas informações de uma nota fiscal. Contém todos os dados necessários para uma boa fatura, como data, número de identificação da empresa, nome da empresa e do cliente, descrição do produto ou serviço, preço e quantidade.

Este sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Fazenda e Crédito Público brasileiro e pode ser acessado através de um navegador web.

É fácil de usar, rápido e seguro.

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

A NFS-e é utilizada principalmente para prestação de serviços, como por exemplo, o transporte que ocorre dentro do município. Seu principal objetivo é prestar serviços nos quais não é possível emitir NF-e.

Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e)

A finalidade da NFC-e é facilitar e por isso, ter menos burocracia na emissão. Ela é utilizada principalmente para comércio do varejo e seu cliente final, de modo a mensurar a ICMS e substituir ECF, além da nota fiscal modelo 2.

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

Este documento objetiva discriminar as cargas do transporte de terceiros. Por meio da CT-e, verifica-se se o transporte está correto e ainda se os impostos estão sendo pagos.

Conhecimento de Transporte para fretamento e outros serviços (CT-e OS)

Cumpre este documento comprovar as cargas que não preenchem a CT-e, independente do modal e transação entre territórios. Geralmente, empresas de viagens, transportadoras de passageiros e de valores empregam o CT-eOS.

Manifesto de documentos fiscais eletrônicos (MDF-e)

O objetivo do MDF-e é simplificar os lotes de notas fiscais que estão em trânsito, independentemente do tipo de frota ou porte.

Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT)

O intuito do CIOT é substituir a carta-frete. É pela fiscalização aos condutores nas paradas.

Cupom fiscal

É o comprovante de compra que o consumidor final recebe das empresas. É utilizado pelas empresas para contabilizar as vendas e manter a saúde fiscal.

Conheça as soluções SAP implementadas pela LKM Tecnologia!

 A LKM é uma empresa especializada em soluções de Tecnologia da Informação e automação de processos, que objetiva atender seus clientes com alta qualidade e agilidade, desde 1995.

 Em 2020, a LKM tornou-se parceira “FULL SAP PROVIDER”” – passando a fornecer ao mercado o set completo de Licenças, Serviços e Projetos, além de possuir várias aplicações certificadas como “SAP Certified Software”, com presença na SAP Store – https://store.sap.com/dcp/en/product/display-0000060380_live_v1/lkm-csi-cloud-smart-invoice

 Alguns serviços para SAP:

Localização Brasil  

  • Implantação, Rollout e Upgrade de versão  
  • Desenvolvimentos complementares – ABAP  
  • Conectividade – Integração com sistemas legados e especialistas  
  • Diagnóstico de implantação  
  • Outsourcing  
  • Alocação Time & Material  
  • Suporte Técnico e Funcional (Help Desk) 

 Com as soluções da SAP representadas pela LKM Tecnologia para automação de processos, você garante a automatização dos processos de inserção de notas e validação de documentos; Redução da quantidade de horas trabalhadas; Aumento da qualidade e acuracidade das informações; Redução dos riscos fiscais.

× Fale conosco!