Aguarde, carregando...

Saiba como ter o melhor índice de eficiência operacional

LKM Tecnologia - 16/12/2024

Saiba como ter o melhor índice de eficiência operacional

Para que uma empresa consiga se desenvolver bem no mercado e se tornar destaque entre os concorrentes, é necessário que ela apresente resultados positivos. Além de resultados financeiros, é fundamental que a organização mantenha alta produtividade para assegurar entregas no prazo combinado com os clientes.

Mas será que existe uma forma de mensurar essa eficiência das empresas? A resposta é sim, existe! Para isso, podemos utilizar o índice de eficiência operacional. Por meio dele, os gestores conseguem entender como está a situação da empresa, quais pontos podem ser otimizados e quais tarefas estão exigindo um alto índice de retrabalho. 

Com isso, é possível elevar a produtividade da sua empresa, aprimorar o produto final entregue ao cliente e assegurar maior competitividade no mercado, além de otimizar o índice de eficiência operacional.

Quer saber tudo sobre o índice de eficiência operacional, como calculá-lo e sua importância? Continue a leitura deste artigo até o final.

O que é eficiência operacional?

O primeiro passo é entender o que é eficiência operacional. Como o próprio nome sugere, eficiência operacional é a capacidade de ser competente, produtivo e alcançar o melhor rendimento com o mínimo de erros em uma operação.

No mundo corporativo, a eficiência operacional é responsável por melhorar e otimizar os processos e operações da empresa com o objetivo de melhorar a sua produção. Isso quer dizer, desenvolver produtos e serviços melhores, porém com menor custo e sem impactar na qualidade ou na satisfação dos clientes.

De maneira resumida, podemos dizer que eficiência operacional é o ato de gastar menos e vender mais, sem afetar a qualidade do produto ou serviço. Além disso, processos mais econômicos, que geram itens de qualidade comprovada, refletem na eficiência operacional da empresa.

Como medir o índice de eficiência operacional?

Existem duas maneiras mais tradicionais de se calcular o índice de eficiência operacional. Neste texto, iremos apresentar as duas formas, para que você consiga identificar aquela que melhor se adequa a sua empresa e escolher.

Entradas X Saídas

A forma mais comum de medir o índice de eficiência operacional é por meio do cálculo entre as entradas e saídas. Ele é bastante simples de ser feito, por isso é tão utilizado. Para calcular este índice, basta saber todos os custos de entrada (input) e qual o retorno das saídas (output)

Mas o que são os custos de entrada e o retorno das saídas? As entradas representam os custos, salários de todos os envolvidos, tempo gasto e o trabalho aplicado nesta tarefa. Já as saídas são os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

O índice é obtido dividindo o valor das entradas pelo das saídas.

Vendas X Horas trabalhadas

Outra maneira de calcular o índice de eficiência operacional é através do cálculo das vendas pelas horas trabalhadas. Por meio desta metodologia é possível saber quantas horas de trabalho são necessárias para gerar uma venda.

Qual a importância deste índice?

Como já falamos, aplicar a eficiência operacional em uma organização significa produzir mais e com qualidade, utilizando menos recursos e controlando o desperdício. 

Implantar a eficiência operacional na organização é extremamente importante, pois permite conhecer melhor o próprio negócio, os setores que estão dando mais lucro e os que estão dando menos, identificar áreas e processos que podem ser melhorados e otimizados. 

Além disso, através do índice de eficiência operacional é possível identificar o prejuízo e o lucro de uma empresa, por isso, é essencial aplicá-la da maneira correta. 

Ao investir na eficiência operacional, a organização pode identificar problemas e buscar soluções ágeis, capazes de gerar resultados com o melhor custo-benefício.

Já o índice é a métrica utilizada para medir a eficiência operacional de uma empresa. É a partir deste índice que os gestores conseguem visualizar se a estratégia atual está de acordo com o esperado e avaliar os pontos de melhoria. 

Além disso, se for necessário traçar uma nova operação, depois de um período, os cálculos podem ser atualizados para entender se a eficiência operacional melhorou ou não com as novas atitudes na empresa. 

Como aumentar o índice de eficiência operacional da sua empresa?

Agora que você já sabe o que é eficiência operacional, qual sua importância e como medi-la, vamos apresentar algumas dicas para aumentar o índice de eficiência operacional da sua empresa.

A primeira coisa a se fazer é mapear os processos da sua empresa. Dessa forma, você conseguirá identificar falhas e melhorias que podem ser otimizadas nos processos.

A próxima etapa é realizar uma reestruturação de todos os processos e atividades que necessitam de melhorias. Caso seja necessário cortar custos, faça de maneira estratégica.

Outra dica fundamental é fazer investimentos em tecnologias que podem trazer um alto retorno em produtividade e resultados. Muitas ferramentas permitem a automatização de tarefas repetitivas e maçantes, que abrem espaço para os colaboradores gastarem seu tempo e energia com atividades que realmente agregam valor ao seu negócio.

× Fale conosco!